Petrobras apresenta iniciativas para combater à corrupção

Na véspera do Dia Internacional de Combate à Corrupção, a Petrobras realizou o 4º evento “Petrobras em Compliance” no Rio de Janeiro, com o intuito de apresentar a evolução das iniciativas da companhia e debater questões ligadas ao combate à corrupção, de forma mais ampla.

O evento contou com a participação dos juízes federais Sérgio Moro e Marcelo Bretas e de Cláudia Taya, secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União.

No evento a Petrobras apresentou os resultados do fortalecimento do seu ambiente de compliance, especialmente as iniciativas preventivas que tem posto em prática.

O juiz federal Sérgio Moro, comentou que, no caso da Petrobras, uma minoria se envolveu com casos de corrupção. “Tenho absoluta certeza de que a grande maioria dos petroleiros, além de não terem participado, tem repúdio a essas práticas criminosas”, concluiu.

Para a secretária Claudia Taya, os programas de compliance são importantes para o fortalecimento da gestão das empresas estatais. Ela falou da importância da participação da força de trabalho nas ações de conformidade. “É muito importante esse recado que está sendo dado hoje. Isso empodera vocês. E sem o comprometimento da alta administração isso é impossível”, disse.

Quanto aos resultados, o diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, destacou que em 2017 foram emitidos 385 pareceres de conformidade, possibilidade a elevação do nível de segurança na tomada de decisões.

Além disso, foram feitas 3 mil análises de Background Check de Integridade sobre os profissionais indicados para assumir funções de gerência e cerca de 15 mil processos de Due Diligence de Integridade para analisar empresas fornecedoras de bens e serviços, visando uma maior segurança nas contratações.

A companhia também realizou treinamentos sobre ética para mais de 50 mil profissionais para disseminar a cultura de compliance.

Fonte: Petrobras

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.