MT cria programa de integridade pública

O Programa de Integridade Pública desenvolvido de forma pioneira pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) foi tema de reunião nesta terça-feira (28.03). O titular da Setas, Max Russi, e a comissão de integridade da pasta, receberam o secretário do Gabinete de Transparência e Combate a Corrupção (GTCC), Fausto Freitas. O coordenador do programa no executivo estadual, Matheus Cunha, adjunto do Gabinete também participou da reunião.

Desde a posse do secretário Max Russi na Setas, em janeiro, ele mantém estreito contato com a equipe que executa o programa, mas esse foi o primeiro encontro que contou com os gestores das duas secretarias. “Eu apoio totalmente o Programa e já me coloquei a disposição da equipe em outros momentos, para as ações de engajamento dos servidores nessa iniciativa que valoriza a transparência e o controle social”, afirma o secretário Max Russi.

Na reunião, o titular da Setas foi informado pelo GTCC sobre os processos do Programa de Integridade Pública, executado desde setembro do ano passado. O secretário adjunto do GTCC, Matheus Cunha, apresentou pontos como a formação da equipe do Programa, o mapeamento dos processos, implementação de procedimentos e formação sobre as políticas de controle interno.

O titular do GTCC Fausto Farias destacou que a Setas está na vanguarda no executivo estadual e segue o novo modelo de gestão pública, sendo intolerante aos atos ilícitos. O secretário afirmou que o Programa de Integridade é essencial  por atuar na área de prevenção, detecção e, com isso, interromper atos de fraude e corrupção no ambiente corporativo.

“O ambiente de trabalho no setor público é formado por servidores. Temos que valorizar o empenho da equipe, de servidores efetivos, que de forma voluntária, se dispuseram a participar. Essa ação se mantém pela vontade do gestor da pasta, É importante que todos entendam que com essa iniciativa nós não queremos burocratizar os serviços, mas sim promover a segurança à gestão”, disse o secretário de Transparência e Combate à Corrupção.

Encontro

Durante a reunião os gestores acertaram os detalhes do encontro “Promoção da Cultura de Integridade Pública”, que acontece na próxima segunda-feira (03.04). Essa é uma da das ações de orientação do Programa de Integridade Pública, coordenada pela equipe de trabalho da Setas em parceria com o GTCC.

Na programação consta a apresentação do GTCC, como utilizar o Portal Transparência e o Canal de Denúncia do Governo do Estado de Mato Grosso. Além disso, o conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Moisés Maciel, vai ministrar uma palestra com o tema “Corrupção no Serviço Público”. O evento termina com a apresentação do Programa de Integridade do Executivo Estadual, proferida pelo coordenador Matheus Cunha.

Pioneirismo

A Setas é oficialmente a pioneira no Brasil em executar o Programa de Integridade Pública no sistema de administração pública. Elaborado pelo Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC), o programa, também conhecido como “Compliance”, já é utilizado no meio empresarial para coibir ações de corrupção. A Setas é o projeto piloto, para que o mesmo possa ser expandido para todo o Governo do Estado.

(Fonte: Folha Max – http://www.folhamax.com.br/cidades/mt-cria-programa-de-integridade-publica/119528)

 

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.