CGU entrega kits pedagógicos sobre ética e cidadania para estudantes em Mato Grosso

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), por meio de sua Unidade Regional em Mato Grosso, junto a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), realizaram, entrega de kits pedagógicos do Programa “Um por Todos e Todos por Um! Pela ética e cidadania” para alunos da Escola Estadual Sousa Bandeira, em Cuiabá (MT). O material é composto por caderno de atividades, jogos, cartazes e histórias em quadrinhos com personagens da Turma da Mônica.

A superintendente da CGU em Mato Grosso, Karina Jacob Moraes, explicou que o Programa é uma parceria com o Instituto Maurício de Sousa. O objetivo é disseminar nas crianças valores relativos à autoestima, inclusão social, interesse público e democracia. “Em 2017, no estado, serão contemplados mais de 8,6 mil estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Em 2018, a previsão é atingir 16 mil. Queremos despertar nos jovens a consciência sobre nossos direitos e deveres”, destacou.

Karina observa que, na rede municipal, o Programa já alcança cerca de 15 mil alunos, de 12 cidades. Em 2015, uma parceria firmada entre a CGU, o Ministério Público Federal (MPF) e a Justiça Federal possibilitou a destinação de recursos recuperados pela Operação Ararath para a impressão de 100 mil kits pedagógicos, para utilização por cinco anos.

Durante o evento, os professores da Escola Sousa Bandeira receberam material didático, para ser trabalhado em sala de aula, e certificados de participação na qualificação do Programa. No total, 152 docentes dos 5º anos da rede estadual fizeram o curso presencial, promovido pelos 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso. Eles ainda passarão por uma capacitação online (EAD).

Desde a sua primeira aplicação, em 2009, o Programa “Um por Todos e Todos por Um!” já envolveu 400 mil alunos, 13 mil professores e 1.600 escolas de todo o país.

Fonte: Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.